Bodas de cristal é a comemoração dos 15 anos de casamento.
O décimo quinto ano de matrimônio é motivo de celebração para muitos casais, que costumam reunir os amigos próximos e familiares para reafirmar o compromisso de companheirismo e amor feito no dia do casamento.
Cada boda de casamento é representada por um material ou substância específico, com raridade e resistência mais elevada de acordo com o ano de casados.
O cristal é um vidro de altíssima qualidade e transparência, características que devem ser associadas ao relacionamento do casal quando chegam ao décimo quinto ano de união.
As bodas de cristal fazem referência ao elevado nível de maturidade que, supostamente, a relação atingiu ao longo dos quinze anos. A transparência, confiança e dedicação entre o casal são fundamentais para construir um casamento de qualidade.
É comum a organização de festas temáticas para celebrar as bodas de cristal, com o uso de diferentes tipos de cristais como peças centrais da decoração.
A palavra “boda” se originou a partir do latim “vota” / “votum”, que pode ser traduzida literalmente como “promessa”.
A “boda” – mais usada no plural “bodas”, é uma comemoração do aniversário do casamento na qual o casal deve fazer uma renovação dos compromissos afirmados, sob um juramento, por ocasião da celebração do casamento.