bodas de prata 2 1


Bodas de prata é o nome dado para a comemoração de 25 anos de casamento.

De acordo com a tradição popular, cada aniversário de casamento é associado à um tipo de material específico, como uma forma simbólica de determinar a força e a estabilidade do matrimônio.

As Bodas de Prata e as Bodas de Ouro são consideradas as bodas mais comemoradas pelos casais, pois simbolizam a passagem de décadas de união e a renovação dos votos de casamento.

Normalmente, as festas de bodas de casamento são comemoradas pelos católicos em eventos nas igrejas, onde fazem renovação dos votos com a bênção de um padre, por exemplo.

A tradição das festas das bodas de casamento surgiu na Alemanha, quando era costume oferecer aos casais uma coroa de prata quando completassem 25 anos de casados, e uma de ouro quando fizessem 50 anos de matrimônio.

Com o passar dos anos, surgiram outras simbologias para cada aniversário de casamento. Atualmente, o primeiro ano é representado pelo papel e o 100º ano de casamento pelo jequitibá (uma árvore centenária). Quanto maior o tempo de casado, maior a importância e preciosidade do material representativo.

Como organizar Bodas de Prata

Na maioria dos casos, a organização das Bodas de Prata acaba se tornando semelhante à organização de um casamento. Isso porque, independentemente de o casal decidir fazer uma grande festa ou preferir uma celebração mais intimista, é preciso pensar em todos os detalhes, como local, lista de convidados, cardápio e muito mais.

Confira os principais pontos que merecem atenção na hora de organizar as Bodas de Prata:

  1. Lista de convidados: este é certamente um dos primeiros pontos a serem decididos, pois influenciará diretamente na organização do evento. Ju Monteiro comenta que, após 25 anos, é normal existir uma renovação no ciclo de amizade, por isso a lista de convidados deve considerar as pessoas mais próximas e relevantes e que fazem parte da história do casal.
  2. Local: Malise destaca que, para a escolha do local, devem ser considerados número de convidados, localização, orçamento e estilo de comemoração que se pretende fazer. “É preciso também pensar na cerimônia de renovação, que poderá ou não ser efetuada no local da festa, ou na igreja, conforme a religião do casal”, diz.
  3. Cardápio: Malise explica que é preciso considerar o horário do evento, o número de convidados e o que se espera da festa para definir o cardápio. “Pode-se optar, por exemplo, por algo mais tradicional, clássico, sofisticado ou algo mais animado, descontraído, ou mesmo algo bem mais simples. Um jantar cai sempre muito bem. Mesmo de forma simples, é sempre elegante”, comenta.
  4. Atrações: devem ser escolhidas de acordo com a proposta do evento. Podem se restringir à música ao vivo ou pista de dança com direito a DJ, por exemplo. Ou, se desejar, o casal pode escolher outros tipos de atrativos, como, por exemplo, cabine fotográfica, telão com retrospectiva, apresentação de escola de samba etc. As opções são infinitas!

Esses são certamente os primeiros pontos a serem definidos para que, assim, o casal possa organizar toda a estrutura e detalhes do evento.

Bodas de Prata: decoração

Ju Monteiro destaca que cada boda indiretamente já sugere um tema e a decoração pode ser inspirada no elemento correspondente. No caso das Bodas de Prata, muitos casais acabam optando por detalhes da decoração em prata e/ou tons de cinza.

Mas, a verdade é que não existem regras… O importante é que o casal opte por uma decoração que agrade e combine com o estilo da celebração! Inspire-se com algumas ideias:

bolo para festa de bodas de pratabolo para festa de casamento - bodas de pratabolo para festa de bodas de prata - silver anniversaryconvite para festa de bodas de prata

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

close